Questões de economia anhanguera
Escassez significa a existência de mais desejos (procura) do que bens (oferta) para satisfazer tais desejos. Pobreza, por sua vez, significa ter poucos bens.
2)Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
Segundo Keynes o Estado deveria assumir a maior parte da responsabilidade na organização dos investimentos, por meio de uma política de regulação que visasse minimizar sua instabilidade, Keynes considerava que o Estado deveria atuar sobre as expectativas com o objetivo principal de evitar súbitas flutuações da eficiência marginal do capital, favorecendo e estimulando os investimentos.
3)O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
Impostos indiretos
Impostos diretos;
Impostos específicos;
Imposto as valorem.
(Existe uma distinção entre impostos indiretos e impostos diretos. Estes são pagos diretamente pelo contribuinte (o Imposto de Renda, por exemplo), enquanto aqueles têm o valor embutido no preço da transação. Um exemplo é o ICMS. Impostos indiretos também não têm qualquer variação na renda do contribuinte).
Os impostos específicos são aqueles cujo valor do imposto é fixo em termos monetários.
O Imposto Ad Valorem é um imposto fixado em