Questão amazônica
A partir da década de 1960, foram desenvolvidos estudos para calcular a relação existente entre crescimento econômico e meio ambiente, surgindo, assim, a questão do ambiental. A partir de então ocorreram diversos eventos voltados a esta questão.
Em 1968, houve uma conferência em Paris que tinha como pauta promover uma reflexão mundial a respeito do meio ambiente.
Em 1972, ocorreu na Suécia a primeira conferência mundial sobre o meio ambiente.
Durante a década de 1980 ocorrem vários acidentes ecológicos e a questão do meio ambiente ganhou força.
ECO-92
Em 1992 realizou-se no Brasil, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92, despertando o mundo definitivamente para o problema ambiental. Teve um caráter especial em razão da presença maciça de inúmeros chefes de Estado, demonstrando assim a importância da questão ambiental no início dos anos 90. Foi aprovada a Declaração do Rio (ou Carta da Terra), uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltada para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. Em 2012 ocorreu a Rio+20, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
Questão ambiental na Amazônia
Atualmente, é consenso mundial de que as preocupações humanas com guerras, terrorismo, capitalismo, pobreza e tantas outras não adiantarão se não houver preservação do planeta. Especificamente no caso do Brasil, uma das mais