Questoes prova dent
- Liberação de flúor
- Proteção pulpar
- Reduz Fator C
- Reduz Micro infiltração
2- Porque ocorre sensibilidade pós clareamento dental. Qual a influência do ácido nesse processo.
O clareamento vai abrir micro porosidades no dente, e quando o ácido é utilizado junto ao agente, isso é agravado, aumentando ainda mais a sensibilidade, pois o ácido também ajuda a abrir as micro porosidades. Com esse processo o tratamento é mais eficaz, mas causa maior sensibilidade. Para minimiza isso deve-se usar o ácido antes do clareador.
3- Qual a dissociação química do agente clareador. (Mecanismo de ação do Peroxido)
O Peroxido tem baixo peso molecular, desnatura proteínas pelos túbulos dentinarios facilitando a ação do clareador, e por permeabilidade faz oxirredução que desnatura o manchamento, faz poros no esmalte que vai causar a sensibilidade, aumenta a movimentação de íons através do esmalte e remove pigmentos de dentina.
4- Caso clinico- Dente 11 com tratamento endodôntico escurecido na cervical. Explique o motivo desse escurecimento.
O dentista que fez o tratamento endodôntico deixou a guta percha sobrando na coroa, o que não pode acontecer, pois ela solta a sua cor e causa um manchamento/ escurecimento do dente na cervical, ou seja, no local de saída do canal radicular.
5- Paciente sexo fem, 40 anos, procurou a PUC relatando dor ao ingerir alimentos doces. A paciente afirmou que apresentava restaurações antigas e extensas nos dentes 36, 45, 26. Ao RX se notou imagem radiolucidas sugestivas de carie embaixo das restaurações.
a) No dente 36 com carie extensa sem dor espontânea e cavidade profunda, mas com presença ainda de dentina razoável, será feita uma restauração de amalgama. Qual a técnica escolhida para esse caso visando condições favoráveis para esse amalgama suportar forças mastigatórias sem comprometer seu desempenho clinico. Explique.
Deve se usar a técnica direta com o Amalgapin pois é segura e fácil, além de