questoes de logistica
O comércio exterior é uma atividade econômica regulada, no plano interno, pelos estados-nacionais, e no plano internacional, por um número de acordos comerciais, tarifários, de transporte, etc
Comércio nacional as relações comerciais praticadas entre partes de uma mesma nação. O comprador "passa" a mercadoria ao vendedor, estando a transferência de propriedade sob a regulamentação do estado e sujeita a cobrança de tributos internos (IPI, ICMS, COFINS , etc)
2- São três instrumentos: o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT).
3- BRICS se refere aos países membros fundadores: Brasil, Rússia, China e à África do Sul, juntos formam um grupo político de cooperação.
4- São grupos de países, no princípio regional (devido à proximidade de suas fronteiras), originando-se, assim, os atuais blocos econômicos mundiais, são eles: Mercosul, União Europeia, Nafta, Apec e Alca. Os blocos não são unidades fechadas e interagem entre si mantendo relações comerciais interblocos.
5- Zona de livre comércio é um grupo de países que concordou em eliminar as tarifas, quotas e barreiras alfandegárias e comerciais que recaem sobre a maior parte dos bens importados e exportados entre aqueles países. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.
A área de livre comércio é um primeiro passo para a instituição de uma união aduaneira, a diferença é que não existe uma política comercial comum adotada por todos os países participantes e válidas para as importações provenientes de fora da área. Nas zonas de livre comércio, cada país mantém a sua própria pauta aduaneira e as suas políticas comerciais para com terceiros países.
6- Pode-se conceituar