Questoes de Filosofia
R: Segundo Platão, o estado ideal deveria ser dividido em classes sociais. Três, são estas classes: a dos filósofos, a dos guerreiros, a dos produtores, as quais, no organismo do estado, corresponderiam respectivamente as almas racial, irascível e concupiscível no organismo humano. A classe dos filósofos cabe dirigir a república. Com efeito, completam eles o mundo das ideias, conhecem a realidade das coisas, a ordem ideal do mundo e, por conseguinte, a ordem da sociedade humana, e estão, portanto, a altura de orientar racionalmente o homem e a sociedade para o fim verdadeiro. Tal atividade política constitui um dever para o filósofo, não, porem, o fim supremo, pois este fim supremo é unicamente a contemplação das ideias. A classe dos guerreiros cabe a defesa interna e externa do estado, de conformidade com a ordem estabelecida pelos filósofos, dos quais e juntamente com os quais, os guerreiros receberam a educação. Os guerreiros representam a força a serviço do direito, representado pelos filósofos.
2- Em relação à posição social da República qual seria a virtude do "desejo" que era uma característica a alma do baixo-ventre? (pesquisar no gráfico dado no caderno de classe)
R: O povo é a ultima escala. A cabeça era os filósofos, o peito o sentinelas e o povo era o baixo-ventre. O povo domesticado era virtude. Todos deveriam ter o desejo reprimido. A todo o projeto político platônico foi traçado a partir da convicção de que a Cidade-Estado ideal deveria ser obrigadamente governada por alguém dotado de uma vigorosa formação filosófica. Platão acredita que existiam três espécies de virtude baseadas na alma, que corresponderiam aos escamentos da polis: A primeira virtude era a da sabedoria, deveria ser a cabeça