questoes de eletronica industrial e outros
2)Jean: não existe um limite para definição entre diodos de sinal e de potência.
Basicamente um diodo de potência tem:
- um corpo maior para poder dissipar o calor gerado internamente, pode ser simplesmente de epoxi para correntes medias até metálico para refrigeração por agua.
- uma área de junção maior. Se a corrente que vai circular é maior, é necessario mais área para não ultrapassar o limite de corrente do semi condutor (silício, por exemplo).Então a pastilha é maior.
- a tensão de junção (região direta) fica ligeiramente menor devido a esse aumento da área, um diodo comum tem 0,6v e um de potência chega a 0,45v.
- Devido a esse aumento de área, diodo de potência apresenta elevada capacitancia de junção, diminuindo a resposta em freqüências mais altas.
Que eu lembre são as principais diferenças.
Basicamente é a capacidade de circulação de corrente; esta é muito maior num diodo "dito" de potência.
5) é um componente eletrônico semicondutor de quatro camadas da família dos tiristores. Composto, geralmente, por três terminais, dois dos quais denominados anodo (A) e catodo (K), formam um diodo bipolar, e no terceiro terminal (que é usado para controle), denominado gatilho, se aplica um pulso que provoca o "disparo" do dispositivo.
Quando o SCR opera como elemento retificador, seu disparo ocorre geralmente em sincronismo com a forma de onda da CA que esta sendo retificada em um certo ângulo pré-determinado pelo projetista. Para a manutenção do SCR é necessária uma corrente mínima. Depois de disparado, o SCR continua em condução até que sua corrente se torne menor do que a corrente de manutenção, ocasionando seu desligamento.
Quando não está em condução, o SCR recebe toda a tensão presente na