questionário
02- A sociologia é indutiva, parte da observação sistemática de fatos. A filosofia social é dedutiva, parte da formulação de generalizações que são ligadas a grande variedade de casos particulares observáveis na sociedade.
03- A critica do conhecimento e a formulação de novas ideias não estreitamente derivadas da observação.
04- Porque a importância da teoria para a ciência esta no fato de que as investigações cientificas da sociedade, como dos fenômenos em geral, não consiste apenas na pura observação dos fatos, mas na observação teoricamente orientada.
05- O conhecimento não se baseia na percepção imediata de fatos e que as teorias de ciência resultam da pura acumulação de tais fatos, como acreditam os positivistas.
06- Para não permitir que os seus valores morais interfiram preconceituosamente na sua percepção e interpretação da realidade social.
07- A compreensão cientifica da organização social, pois todo fenômeno social ocorre sempre e necessariamente em um contexto histórico.
08- Não significa que essa ciência esgote todas as possibilidades de compreensão dessa categoria de fenômenos. A sociologia também se ocupa do estudo dos fenômenos econômicos. Só que numa visão sumaria, não estuda os processos em mesmos, mas as condições sociais em que eles ocorreram.
09- As doutrinas não se baseiam na observação dos fatos, mas em ideias sobre como a realidade presumivelmente é, ou, principalmente como a realidade deve ser.
10- Problemas sociológicos quer dizer, os problemas de explicação teórica do que acontece na vida social. E problema social é o sentimento de indignação moral que um fato desperta em uma parcela significativa da população de uma sociedade, relacionando a ideia de injustiça.
11- Porque a sociologia não é, hoje, apenas um conhecimento de interesse restrito. É um conhecimento que interessa a todos, sendo uma disciplina