questionário
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
CURSO DE ECONOMIA
Questões e exercícios
Propostos para composição da NI
Silas da Costa Ferreira
Profª. Dra. Oleides Francisca de Oliveira
Disciplina: Contabilidade de Custos
Rio Branco–AC,
06 de outubro de 2014
1. O que é o objeto de custeio?
Este objeto de custeio nada mais é do que a valorização de uma operação, uma atividade, uma conjunto de atividades, um produto, um departamento dentre das organizações.
2. O que são métodos de custeio?
São os diferentes métodos utilizados e estabelecidos dentro das empresas, dentre os quais se destacam: o custeio por absorção, custeio pleno, custeio variável e o custeio ABC.
3. Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação?
Para se entender essa classificação é necessário ter a noção do foco os tradicionais e contemporâneo tem a respeito dos métodos de custeio a ser exercidos dentro das empresas.
Para os tradicionais o foco principal do seu estudo está na apuração dos custos dos produtos, sendo que estes os geradores de custo.
Por outro lado, os contemporâneos tem seu foco voltado para a nova gestão de custo utilizada nas organizações mais modernas.
4. Se o objetivo da empresa é conhecer a margem de contribuição, qual método de custeio deve utilizar?
O método de custo variável.
5. Os métodos de custeio tradicionais são adequados aos ambientes de produção em que predominam custos com matérias e mão de obra. Explique.
Analisando esta assertiva, pode-se inferir que o método de custeio se baseia no volume, ou seja, o comportamento dos custos varia de acordo com a quantidade fabricada. Com isso, os métodos tradicionais são adequados aos ambientes de produção em que predominam os custos com materiais e a mão de obra devido a sua dinâmica, tendo em vista, que varia de acordo com a