QUESTIONÁRIO
O superego se ocasiona no ego com um grande grau de severidade durante o estado de melancolia. Torna-se implacável e cruel. Maltrata o ego fazendo recriminações e faz ameaças com sansões bastante severas. Pressiona o ego com o mais alto padrão de moralidade, assim compreende-se que nossa moralidade de culpa provém da tensão ocorrida entre o ego e o superego. Ao longo dos meses toda essa moralidade severa cessa, o superego torna-se incipiente, e ego retorna novamente aproveitando todos os direitos, até o momento em que o surto retorna.
2. Quando o superego assume o lugar de instância parental?
Quando o superego por si só controla e ameaça o ego, da mesma forma como os pais põem um conjunto de regras nas crianças. Destarte, o superego assume o poder, a função e os métodos da instancia parental, sendo assim herdeiro.
3. Como o ego pode vir a assemelhar-se como outro ego?
Através do processo conhecido como “identificação”, neste caso um determinado ego se assemelha a outro ego em determinadas situações, procura imitar e ser idêntico ao outro dentro de si.
4. Porque o superego torna-se veiculo de tradição?
Porque de geração em geração cada um se identifica com os valores e padrões introjetados pelos pais e pela sociedade, os conteúdos usados por cada geração são os mesmo. Dessa forma esses valores são transmitidos por gerações sucessivamente.
5. Em que é construída toda teoria da psicanálise?
É baseada de fato sobre a percepção da resistência que é oferecida pelo paciente, quando é tido como objetivo tornar consciente o seu inconsciente. No qual o sinal dessa resistência é as associações deixarem de manifestar-se com liberdade sobre o assunto que está sendo trabalhado. Pode também o paciente notar subjetivamente que a resistência é causado pelo fato de sentir-se incomodado quando aproxima-se de determinado assunto.
6. Qual a denominação de inconsciente?
O melhor significado é