questionário
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA
HERMENÊUTICA / ASPECTO TEOLÓGICO DA CONVERSÃO
AVALIAÇÃO
1. Quais são as características e os aspectos da conversão teológica? R: Na teologia, quando falamos de conversão, estamos nos referindo a mudança de orientação de todo o ser para a direção de Deus. Conversão, portanto, não é a mudança de religião e nem uma aceitação de doutrinas ou idéias, é uma atividade do coração humano por meio da fé através do agir do Espírito Santo. Podemos dizer então que são aspectos da conversão: Reconhecer que é pecador; Desejar abandonar o pecado; Reconhecer a dependência de Jesus para sua justificação.
2. Descreva o que é Hermenêutica. R: O termo Hermenêutica deriva do grego hermeneuein, “interpretar” a Hermenêutica bíblica, cuidar da reta compreensão e interpretação das escrituras, consiste em um conjunto de regras que permitem determinar o sentindo literal da palavra de Deus.
3. O que é exegese? Por que devemos usar junto com a hermenêutica? R: Guiar para fora dos pensamentos que o escritor tinha quando escreveu um dado documento, isto é, literalmente significa “tirar de dentro para fora”, interpretar. É a disciplina que aplica métodos e técnicas que ajudam na compreensão do texto. Do ponto de vista etimológica hermenêutica e exegese são sinônimos, mas hoje os especialistas costumam fazer a seguinte diferença: Hermenêutica é a ciência das normas que permitem descobrir e explicar i verdadeiro sentido do texto, enquanto a exegese é a arte de aplicar essas normas.
4. O que é figura de linguagem? Cite, pelo menos 5 exemplos. R: Figuras de linguagem são estratégias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir em efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções da linguagem, que são características globais do texto.
Ironia - É a expressão de um pensamento em palavras que, literalmente entendidas,