atps noções de atividades autorais
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de juros simples e juros compostos, também demonstrar as formulas utilizada por estes tipos de juros. Foram desenvolvidos dez tipos diferentes de exercícios sobre juros simples e juros composto, criando duas propostas diferentes para um valor de 1.000.000,00, a primeira proposta é feito um empréstimo para um parente que devera devolver o dinheiro em vinte e quatro parcelas e a segunda proposta é a aplicação deste valor em uma caderneta de poupança.
Conceito
O que é Juros? Juros é uma compensação financeira, ou seja, o juros é uma forma de compensar o credor que desembolso uma quantia de dinheiro. De certa forma é uma maneira que ele receba o que desembolsou mais um valor extra. Existem dois tipos de juros que são:
Juros Simples: são os juros que o seu porcentual ou sua taxa de juros incide apenas sobre o valor principal. Os juros gerados a cada período não incidirão em novos juros. Sua formula utilizada para resolução de cálculos é J = P * I * N, ficando organizado da maneira a baixo:
J = Juros
P = Valor Principal (capital)
I = Taxa de Juros
N = Quantidade em período/tempo
Juros Compostos: São os juros que a cada período de tempo são somados ao capital, para calculo de novos juros, ou seja, juros sobre juros. P regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil, para cálculos de problemas no dia a dia, pois ele oferece uma maior rentabilidade comparada ao juro simples. A formula do juro composto é: M = P * (1+i)n, ficando organizado da maneira a baixo:
M = Montante (valor presente + juros)
P = Valor Principal (Capital)
I = Taxa de juros
N= Quantidade em período/tempo
Exercícios sobre juros simples, juros compostos e descontos.
1) Os juros simples de uma aplicação de $50.000,00, à taxa de 6% ao ano pelo prazo de 18 dias, são de:
a) $100,00 J =