questionário
Considere a afirmação a seguir:
Como é sabido, e já discutido com alguma insistência, o Renascimento do século XV criara a própria ideia de Idade Média, assim como sua terminologia. Considerada uma idade intermediária, um ínterim entre duas épocas “verdadeiramente dignas de existência e temporalidade”, ou ainda, a Antiguidade Clássica e o alvorecer da modernidade, tal valoração se daria sobretudo em função de um olhar fundamentalmente político ideológico, representado pela burguesia politicamente ascendente e pelos humanistas filhos das cidades e das universidades geralmente sob o patrocínio daquela. (Amaral, 2012)
Podemos então compreender que durante o renascimento...
Os estudiosos afirmam que a Idade Média foi um tempo de desenvolvimento do pensamento laico que ofereceu as bases para o iluminismo; Temos a apresentação da ideia de que a Idade Média renovou as estruturas intelectuais da Europa; Houve o desenvolvimento do conceito da Idade Média como a Idade das Trevas; Os estudiosos afirmam que a Idade Média foi um tempo dominado pelos medos, pela religiosidade exagerada, pela falta de racionalidade, pela extrema fragmentação social, política e econômica da Europa. Os estudiosos afirmam que a Idade Média foi um tempo de desenvolvimento da engenharia e da arquitetura inspirada nos clássicos da antiguidade romana e egípcia.
**********
Questão 2
Considere a seguinte afirmação:
Se ao longo da Idade Média, no mundo rural e no mundo urbano herdados do apogeu romano, o tempo foi marcado pelo mundo da religião, definido pela Igreja, o mundo citadino que surge nos séculos XII e XIII estabelece uma nova ideia de tempo, agora definida pelo trabalho do artesão e pelas feiras. Le Goff analisa essa mudança ao mostrar que a vida das pessoas passou a ser gerida pelo relógio e não mais pela natureza. É o borbulhar de homens e de mercadorias que define o tempo da vida, ou seja, a vida passa a ser determinada pelo trabalho e não somente