Questionário
Curso: Química Licenciatura
Pólo: Currais Novos - RN
Professoras: Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo e Naisandra Bezerra
Questão 01: Uma estudante que residia na cidade de Currais Novos foi aprovada no vestibular em Ciências Biológicas da UFRN em Natal. Ao mudar-se para capital observou que o seu guarda-roupas constantemente ficava mofado, fato que não ocorria corriqueiramente em Currais Novos.
Diante da situação acima, e do que foi estudado na aula 9, relate sua opinião sobre o surgimento dos fungos que passou a ser mais regular quando a estudante residia em Natal. Um dos fatores propícios aos fungos para se desenvolverem dentro de um guarda-roupa é a umidade do ambiente, somado a pouca circulação de ar dentro do mesmo. Quanto à questão da mudança de cidade de Currais Novos para Natal é que na capital o clima é mais úmido devido chover mais em relação a Currais Novos.
Questão 02: Uma doença muito comum no Nordeste do Brasil é a Doença de Chagas. Descreva o ciclo dessa doença destacando modo de transmissão e áreas de ocorrência em sua região. O barbeiro pica uma pessoa infectada com o parasita; no seu intestino os parasitas se reproduzem; o barbeiro deposita as fezes na pele da pessoa, que se infecta com o Trypanosoma cruzi quando se coça; os parasitas invadem primeiro as células da pele e em seguida a circulação sanguínea; na fase assintomática da doença, os Trypanosoma cruzi se concentram nas fibras musculares; o ciclo recomeça quando a pessoa é picada de novo. A transmissão acontece pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o mosquito suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue de doador portador da doença, a transmissão vertical via placenta (mãe para filho), a ingestão de carne