QUESTIONÁRIO
1. Identificar pelo menos 02 diferenças entre a Psicanálise de Freud e a Psicologia Analítica de Jung. (A comparação deve incluir os conceitos da Psicanálise já estudados anteriormente).
A primeira divergência entre Freud e Jung é seus pontos de partida, enquanto a teoria de Freud busca as causas, a de Jung busca a direção, a finalidade. Jung era contra algumas teorias de Freud, e uma delas é que as causas dos conflitos psíquicos envolveriam algum trauma sempre de natureza sexual. Enquanto para Freud a libido é somente sexual, para Jung a libido é toda a energia psíquica. A ideia Junguiana de libido aproxima-se bastante da concepção de vontade.
A segunda diferença entre Freud e Jung, é o conceito de inconsciente, para Freud o inconsciente é um depósito de rejeitos de consciente, isento de movimentos e estático, a partir do consciente. Para Jung o inconsciente existe “a priori”, assim, o inconsciente existe “antes”, é pré- existente ao consciente, o inconsciente é dinâmico, produz conteúdos, reagrupa os já existentes e trabalha numa relação compensatória e complementar com o consciente.
2. Construir o conceito de Inconsciente coletivo para Jung, a partir das contribuições do texto.
Para Jung o inconsciente coletivo é a camada mais profunda da psique e constitui-se dos materiais que foram herdados da humanidade. É nessa camada do inconsciente que todos os humanos são iguais, seu conteúdo precisa das experiências reais para expressar-se, já que são predisposições latentes. “…O inconsciente contém, não só componentes de ordem pessoal, mas também impessoal, coletiva, sob a forma de categorias herdadas ou arquétipos. Já propus a hipótese de que o inconsciente, em seus níveis mais profundos, possui conteúdos coletivos em estado relativamente ativo, por isso o designei inconsciente coletivo” (JUNG, p. 127). Portanto inconsciente coletivo, é que participamos todos nós da humanidade. A humanidade inteira está em nós, com seus mitos