Questionário status
O que é grupo social?
(Fichter) Coletividade identificável, estruturada, contínua, de pessoas sociais que desempenham papéis recíprocos segundo determinadas normas, interesses e valores sociais, para a consecução de objetivos comuns.
O que é agregação ou coletividade?
Identificamos 'agregação' ou 'coletividade' como qualquer conjunto físico de pessoas que estão ao mesmo tempo no mesmo lugar, que interagem pouco ou nada e não se sentem pertencer a um grupo. Exemplo: os passageiros num ônibus, os torcedores num jogo de futebol, as pessoas numa fila de caixa fazendo compras, diversas pessoas caminhando pela rua.
O que é categoria ?
Um outro não-grupo é a 'categoria', que pode ser definida como um conjunto de pessoas que partilham de características comuns, mas que não interagem entre si. Exemplo: pessoas do mesmo sexo, da mesma faixa etária, da mesma ocupação, da mesma etnia, da mesma raça etc.
São exemplos de categoria: bancários, metalúrgicos, aposentados, adolescentes. No entanto, qualquer dessas categorias pode se transformar num grupo social, bastando que haja interação consciente e tenham algum sentimento de unidade.
O que são grupos pessoais e grupos externos?
'Grupos pessoais' (ou de dentro) são os grupos aos quais as pessoas sentem que pertencem. Expressam a idéia de 'meu/minha', 'nosso/nossa'. Minha família, minha religião, meu clube, meu partido, meu país - qualquer grupo ao qual se juntem os pronomes possessivos citados. O grupo de dentro forma um conjunto de pessoas em cuja presença o indivíduo se sente bem e fica à vontade. Há uma sensação de pertencer ao grupo, uma sensação que é o resultado de experiências comuns.
Dos membros de um grupo pessoal esperamos reconhecimento, lealdade e auxílio. Nesse grupo, o indivíduo se sente bem e fica perfeitamente à vontade.
Os 'grupos externos' (ou de fora) são os grupos aos quais não pertencemos. Outras famílias, outras religiões, outros clubes, outros partidos, outros