Questionário sobre o filme “hotel ruanda”
Matrícula: 01081010558
-------------------------------------------------
QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME “HOTEL RUANDA”
Fale como você vê percebe a atuação do gerente do Milles Collines Hotel, Paul Rusesabagina, frente à crise que o mesmo enfrentou em Kigali.
O que, no seu ponto de vista, ele considerou prioridade durante o episódio? (justifique sua resposta)?
Considerando seus conhecimentos acerca dos atuais perfis de gerentes de hotéis, e formas de gestão dessas empresas em nosso país, comente como você acredita que uma atuação semelhante à assumida pelo personagem principal do filme seria percebida, principalmente pelos seguintes interessados:
Mercado Hoteleiro: Hóspedes (habituais ou não): Sociedade:
Elabore um comentário geral sobre o filme.
A meu ver, o gerente, no início do filme, após a guerra ter se iniciado e seus amigos e vizinhos terem pedido refúgio, já que ele era o único “hutu” em que eles confiavam, estava com uma postura de bom samaritano, ao passo que este ofereceu auxílio e abrigou todos no hotel, dando suporte de comida, água e segurança. Após as tropas belgas terem aparecido para resgatar apenas os turistas, a postura de Paul Rusesabagina muda; a partir de então, ele se “transforma” em outra pessoa, objetivando proteger todos aqueles que estavam no hotel, arriscando, inclusive, sua própria vida, subornando os militares com dinheiro e bebidas para garantir a vida de quase mil pessoas que estavam refugiados no hotel. A atuação do gerente frente à guerra e ao caos que se instalou foi extremamente corajosa, servindo de exemplo para muitos que colocam crenças, dinheiro e outros bens materiais ou imateriais à frente de pessoas e valores, que são o que realmente importa.
Durante o genocídio que ocorreu, em decorrência da guerra civil instaurada em Ruanda, a prioridade de Paul Rusesabagina foi