QUESTIONÁRIO SOBRE TERAPIA FAMILIAR EXPERIENCIAL
DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERAPICAS I
PROFESSORA TERESA CRISTINA MARTINS LEITE IMADA
QUESTIONÁRIO SOBRE TERAPIA FAMILIAR EXPERIENCIAL
4º ano Diurno
FRANCA
2012
1. Quais as características pessoais marcantes dos dois maiores expoentes da TFE (Terapia Familiar Experiencial), Carl Whitaker e Virgínia Satir? Relacione-as com as bases da abordagem experiencial.
Whitaker foi um terapeuta familiar espontâneo, tímido, entretanto que se preocupava com a complexidade. Era fascinado pela psicose quando estudou psiquiatria, tinha como maior interesse a conversa com as pessoas, captando assim o que elas queriam dizer, as emoções também no processo familiar. Estes dados explicam o fato deste terapeuta ser provocador de emoções durante as sessões, sendo um método prático de chegar ao ponto chave.
Virgínia foi assistente social e valorizava a comunicassimação e a experiência emocional das pessoas, não se apegando às técnicas de tal forma que foi desvalorizada com o tempo por ter uma forte afetividade e autenticidade capaz de mobilizar grandes audiências.
2. Como Whitaker entende o uso da teoria na terapia?
Whitaker entende que as teorias são válidas para os terapeutas experienciais iniciantes, pois a abordagem requer que estes sejam eles próprios, espontâneos e não alguém que usa teoria e técnica. Segundo Whitaker, o profissional que fica fechado à teoria e técnica está mais propenso a se afastar da experiência com a família do que próximo a ela por preocupar com a objetividade. Assim, os terapeutas devem demonstrar seus sentimentos, compartilhar histórias pessoais, etc., possibilitando a existência de uma aproximação com a família, tornando-se parte dela.
3. No texto indicado para leitura, o autor expõe que grande parte da teorização dos psicólogos existenciais era uma reação à psicanálise e compara as abordagens em