Questionário Sistemas Operacionais
4. Explique a diferença entre unidade de alocação de recursos e unidade de escalonamento?
Em ambientes monothread, o processo é ao mesmo tempo a unidade de alocação de recursos e a unidade de escalonamento. A independência entre os conceitos de processo e thread permite separar a unidade de alocação de recursos da unidade de escalonamento, que em ambientes monothread estão fortemente relacionadas. Em um ambiente multithread, a unidade de alocação de recursos é o processo, onde todos os seus threads compartilham o espaço de endereçamento, descritores de arquivos e dispositivos de E/S. Por outro lado, cada thread representa uma unidade de escalonamento independente e, neste caso, o sistema não seleciona um processo para a execução, mas sim um de seus threads.
8. Dê exemplos do uso de threads no desenvolvimento de aplicativos, como editores de textos e planilhas eletrônicas.
Livre, Corretor ortográfico, Função de busca
10. Quais os benefícios do uso de threads em ambientes cliente-servidor?
O principal benefício do uso de threads em ambientes cliente-servidor é a melhoria no desempenho da aplicação servidora. Além disso, a comunicação entre os threads no servidor pode ser feita através de mecanismos mais simples e eficientes.
CAPÍTULO 7
13. O que é deadlock, quais as condições para obtê-lo e quais as soluções possíveis?
Deadlock é a situação em que um processo aguarda por um recurso que nunca estará disponível ou um evento que não ocorrerá. Para que ocorra a situação de deadlock, quatro condições são necessárias simultaneamente: exclusão mútua: cada recurso só pode estar alocado a um único processo em um determinado instante; espera por recurso: um processo, além dos recursos já alocados, pode estar esperando por outros recursos; não-preempção: um recurso não pode ser liberado de um processo só porque outros processos desejam o mesmo recurso; espera circular: um processo pode ter de esperar por um recurso alocado a outro processo e