Resumo de Sustentabilidade
Curso de Terapia Ocupacional
Disciplina: Metodologia científica
Sustentabilidade, desenvolvimento e saúde: desafios contemporâneos
Aluno:
Paloma
Rio de Janeiro
Dezembro de 2013
Resumo do texto: Sustentabilidade, desenvolvimento e saúde: desafios contemporâneos.
Saúde, ambiente e desenvolvimento.
A interface entre saúde e ambiente representa uma temática de crescente relevância, uma vez que os sinais de deterioração das condições ambientais em escala planetária são evidentes, bem como os impactos à saúde decorrentes. Neste sentido, a degradação progressiva dos ecossistemas, a contaminação crescente da atmosfera, solo e água, bem como o aquecimento global são exemplos dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente. Esses problemas são exacerbados em situações locais em que se acumulam fontes de riscos advindas de processos produtivos passados ou presentes, como a disposição inadequada de resíduos industriais, a contaminação de mananciais de água e as péssimas condições de trabalho e moradia.
Território, saúde e sustentabilidade. É no espaço do cotidiano que a saúde se realiza como expressão vital e, segundo Canguilhem (2000), como capacidade de resistir ao tempo e ao ambiente e a própria natureza dos seres.
Nesse contexto, o binômio saúde-doença se constitui como um processo coletivo. Portanto, é preciso recuperar, nesse coletivo, o sentido do território como espaço organizado para análise e intervenção, buscando identificar, em cada situação específica, as relações entre as condições de saúde e seus determinantes culturais, sociais e ambientais, dentro de ecossistemas modificados pelo trabalho e pela intervenção humana (SABROZA; WALTNER-TOWES, 2001).
Quando se trabalha com o território, é preciso pesquisar quem são os atores, agentes e sujeitos das decisões que estão sendo tomadas; quais poderes estão envolvidos, e como estão sendo construídos