Questionário para exploração de texto - técnicas de pesquisa / metodologia científica
Capítulo 9 – Técnicas de pesquisa
9.1 O que caracteriza uma pesquisa documental?
O que caracteriza a pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo fontes primárias. Estas podem ser feitas no momentos em que o fato ou fenômeno ocorre, ou depois.
9.2 Diferenciar fontes primárias de fontes secundárias.
As fontes primárias constituem-se em documentos escritos ou não. Já as fontes secundárias são dados obtidos de livros, revistas, jornais, publicações avulsas e teses cujas autorias sejam conhecidas.
9.3 Explicar as características dos seguintes tipos de documentos escritos: documentos oficiais- parlamentares- jurídicos- fontes estatísticas.
As fontes Oficiais podem dizer respeito a atos individuais, ou, ao contrário, atos da vida política, de alcance municipal, estadual ou nacional.
As fontes parlamentares geralmente são registros textuais das diferentes atividades da Câmara e do Senado. Dificilmente pode-se questionar sua fidedignidade, por contarem com um corpo de taquígrafos qualificados.
Os documentos jurídicos constituem uma fonte rica de informes do ponto de vista sociológico, mostrando como uma sociedade regula o comportamento de seus membros e de que forma se apresentam os problemas sociais.
As fontes estatísticas são dados colhidos diretamente e a intervalos geralmente regulares, quer abrangendo a totalidade da população (censos), quer utilizando-se da técnica da amostragem, generalizando os resultados a toda a população.
9.4 O que se entende por pesquisa bibliográfica? Qual a sua finalidade?
A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, etc. até meios de comunicação orais. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou