Questionário Org. Publica
Não é possível pensar na cidade sem destacar a importante influência que o capitalismo exerce na sua composição, afinal, somo todos, querendo ou não, parte desse sistema.
Portanto, o Estado precisa de uma atuação totalmente proativa na função de proporcionar uma melhor qualidade de vida para população por meio do planejamento e da gestão urbana, pois devido à força que tem o capital financeiro e a influência que exerce nas cidades por meio do mercado imobiliário, é notório que tal fato gera polarização social, aumentando a desigualdade.
Deixando-o por sua conta, operando sem nenhuma rédea o capitalismo produz a polarização da riqueza em um pólo social (que é também espacial), e no outro pólo, a polarização da pobreza e da miséria mais desumana.
Também não é solução, ou mesmo pensar que é possível, excluir a atuação do capital financeiro e objetivar que o Estado caminhe por meio de suas próprias forças e investimentos. A atuação proativa do Estado, por meio dos seus governantes é proporcionar para o capitalismo meios de lucrar na cidade, como se tem feito, mas, ao mesmo tempo, permitir distribuição de renda, que pode ser feito através de equipamentos públicos financiados pelo próprio capital financeiro, ou seja, setor privado.
02) COMO A SOCIEDADE ORGANIZADA PODE MUDAR A IMAGEM DO BRASIL NO EXTERIOR (PRINCIPALMENTE), TENDO EM VISTA CONSTANTES FRAUDES EM LICITAÇÕES E OUTROS DESMANDOS QUE CONSTANTEMENTE APARECEM NO NOTICIÁRIO NACIONAL.
A sociedade organizada pode mudar a imagem do Brasil no exterior através de um bom Planejamento e Gestão Urbana, que fazem parte do regime jurídico do Planejamento Urbanístico. Tendo o planejamento como ação da administração pública , que comanda a presente situação.
O Brasil adota a forma federativa de Estado, e hoje totalmente urbanizado, ou quase totalmente urbanizado,