QUESTIONÁRIO FILOSOFIA
Professor: Nilo Lima de Azevedo
Questão 1 – Acompanhe o trecho da Defesa de Sócrates:
“Sócrates é réu de corromper a mocidade e de não crer nos deuses em que o povo crê e sim em outras divindades novas”.
Na acusação de Sócrates está implícito o questionamento de quem possui o direito de educar os jovens de Atenas, ou seja, os futuros cidadãos e homens de Estado. Nessa parte da obra estão em jogo dois tipos de cidadania, dois tipos de cidadãos para a cidade-estado: o ideal do cidadão guerreiro de Homero (maior exemplo Aquiles) e o cidadão pensado por Sócrates. Descreva a natureza de cada um deles e depois dê a sua opinião de qual seria a sua escolha para Pólis, motivando a resposta.
Resposta: Com base na ideia de guerreiro cidadão, os ensinamentos aos cidadãos eram diferenciados, até mesmo por conta da crença entre os dois tipos de cidadãos, cada tipo de soldado deveria agradar um seguimento diferente, entretanto a necessidade a época eram de se formarem cidadãos guerreiros, a evolução da espécie em formar de cidadãos pensantes ainda não era bem aceita já que o Estado era quem detinha o poder e priorizava as necessidades das Pólis.
Questão 2– Acompanhe o trecho da Defesa de Sócrates:
“Atenienses: se há muito eu me tivesse voltado à política, há muito estaria morto e não teria sido nada útil para vós nem a mim mesmo. Por favor, não vos doam as verdades que digo; ninguém se pode salvar quando se opõe bravamente a vós ou a outra multidão qualquer para evitar que aconteçam na cidade tantas injustiças e ilegalidades; quem se bate deveras pela justiça deve necessariamente, para estar a salvo embora por pouco tempo, atuar em particular e não em público”.
Com essa fala de Sócrates você acha que foi justa ou injusta a sua condenação? Levante os argumentos favoráveis e contrários a sua proposição.
Resposta: o ponto de vista é pessoal, mesmo assim exporei a ti por conta da questão, mesmo que seja o meu pensamento