Gerencia em TI
Modelo em Cascata
Este consiste basicamente num modelo linear em que cada passo deve ser completado antes que o próximo passo possa ser iniciado. Por exemplo, a análise de requisitos deve ser completada antes que o desenho do sistema possa ser iniciado.
Modelo em Espiral proposto por Barry Boehm, reúne características dos modelos Cascata e Prototipação acrescentando ainda em sua base a análise de riscos. Cada giro na espiral (iniciando a partir do centro e avançando para fora) representa uma nova fase do processo. Esse processo evolutivo permite que novas versões possam ser construídas progressivamente.
Prototipação Incremental também conhecida como Entrega por Estágio adota como estratégia o desenvolvimento por estágios. Normalmente os requisitos mais importantes são implementados primeiro e os demais são acrescentados em novas versões. O desenvolvimento ocorre gradualmente e, ao final de cada estágio, uma versão operável é produzida e incrementada nos demais estágios até a sua conclusão final.
Prototipação Evolutiva
A Prototipação Evolutiva basicamente inicia com a concepção do sistema e emprega diversos ciclos de “re-projeto”, “re-implementação” e “re-avaliação” até a aceitação final do software. Cada novo protótipo confirma, refina ou adiciona novos requisitos até atingir a totalidade de requisitos do sistema.
Prototipação Rápida Descartável
O modelo Prototipação Rápida Descartável difere dos modelos Incremental e Evolutivo pelo fato de descartar o protótipo. O protótipo é avaliado pelo cliente e novas iterações ocorrem até sua aceitação. Antes de ser descartado, o protótipo aprovado é utilizado na especificação do sistema e alguns componentes podem ser utilizados na “re-implementação” da nova versão final. Após a validação, o software é entregue ao