Questionário do Texto uma discussão célebre
1. Quais são os argumentos utilizados por Otanes para criticar a Monarquia e a Aristocracia?
R- Ninguém deve ser feito monarca, o que seria penoso e injusto. A posse de grandes riquezas gera a prepotência, e a inveja é desde o princípio parte da sua natureza. Com esses dois defeitos, alimentará todas as malvadezas, cometerá de fato os atos mais reprováveis, em alguns casos devido à prepotência, em outros à inveja. O monarca subverte a autoridade dos pais, viola as mulheres, mata os cidadãos ao sabor dos seus caprichos. Otanes não critica o governo Aristocrata.
2. Quais são os argumentos utilizados por Otanes para defender a democracia?
R O governo do povo, porém, merece o mais belo dos nomes, 'isonomia', não faz nada do que caracteriza o comportamento do monarca. Os cargos públicos são distribuídos pela sorte, os magistrados precisam prestar contas do exercício do poder, todas as decisões estão sujeitas ao voto popular.
3. Quais são os argumentos utilizados por Megabises para criticar a Monarquia e a Democracia?
R- A massa inepta é obtusa e prepotente, de nenhuma forma se deve tolerar que para escapar da prepotência de um tirano se caía sob a da plebe desatinada. O povo não tem sequer a possibilidade de saber o que faz. Ta, mas como saberia se nunca aprendeu nada de bom e de útil, mas arrasta indistintamente tudo o que encontra no seu caminho. Que os que querem mal aos persas adotem o partido democrático.
4. Quais são os argumentos utilizados por megabises para defender a Aristocracia?
R- Entregaríamos o poder a um grupo de homens escolhidos dentre os melhores, e estaríamos entre eles. É natural, pois as melhores decisões seriam tomadas pelos que são melhores.
5. Quais são os argumentos de Dario para criticar a Aristocracia e a democracia?
R- Numa oligarquia é fácil que nasçam graves conflitos pessoais entre os que praticam a virtude pelo bem público, Por outro lado, quando é o povo que