questionário do capitulo 13 do livro filosofando
Belém – PA
2014
Revendo o capítulo
1º Quais são as diferenças temáticas entre os pré-socráticos e os filósofos do período clássico?
R= Os pré-socráticos eram naturalistas, buscavam a essência, o princípio das coisas, já os filósofos do período clássico tudo se explicava com mitos.
2º Como Platão supera as doutrinas dos pré-socráticos Heráclito e Parmênides?
R= Heráclito e Parmênides acreditavam no devir, tudo há mudanças, dizia que não podia entrar duas vezes no mesmo rio, pois o homem de hoje não é o mesmo homem de ontem. Já Platão acreditava que existiam dois tipos de realidades a inteligível e a sensível. A inteligível é uma realidade imutável, já a sensível é todas as coisas que nos afetam os sentidos, realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível. Então para ele a nossa realidade está ligada a uma realidade verdadeira que não é onde estamos, onde estamos tentamos chegar à realidade verdadeira ao máximo possível, tentar chegar à perfeição.
3º Em que sentido a metafísica aristotélica critica a teoria das ideias de Platão?
R= Para Aristóteles, se o conhecimento se faz com conceitos universais, esses mesmo conceitos são aplicados a cada coisa individual. Com isso, não é preciso justificar a imobilidade do ser, nem criar o mundo das essências imutáveis, como queria Platão.
4º Quais são as principais características da patrística e da escolástica?
R= Patrística – tentativa de converter pagãos e combater heresias com apologética. Escolástica – Persistir na aliança entre razão e fé, em que a razão continua “serva da tecnologia”.
Aplicando os conceitos
5º Leia as citações de Parmênides e explique seu significado. Compare-o com o pensamento de Heráclito.
“Necessário é dizer e pensar que só o que é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é: afirmação que bem deves considerar.”
“[...] Por outro lado, [o ser] imóvel nos limites de seus poderosos liames,