Trabalho de Conclus o de Curso Unid II
Unidade II
5 METODOLOGIA DE ESTUDO: INSTRUMENTOS PARA A PRODUÇÃO DA
CIÊNCIA
A metodologia de estudo pressupõe o mínimo de organização, uma vez que o tempo dispensado aos estudos deve ser muito bem‑aproveitado. É necessário criar um ritmo de estudo e seguir rigorosamente o horário estipulado para essa atividade.
O processo de aprendizagem parte do geral para o particular. Primeiramente devem ser consultadas as obras de assuntos genéricos para depois se passar, gradativamente, para a leitura de trabalhos específicos sobre o tema escolhido.
Atenção especial deve ser dada à coleta e seleção de dados a partir da realidade a ser estudada e problematizada. Outro elemento essencial é a forma de armazenamento desse material. Em ambos os casos, na organização sistemática da leitura ou dos dados coletados, é necessário registrar tudo o que se leu, ouviu e descobriu. A seguir, vamos apresentar algumas possibilidades de registro e alguns instrumentos possíveis de serem aplicados na produção do conhecimento científico.
5.1 Leitura e processo de leitura
Quem não sabe ler cientificamente as obras escritas tampouco saberá tomar boas anotações (CERVO;
BERVIAN, 2002).
A produção do conhecimento científico deve partir da premissa de que o pesquisador tem conhecimento do que foi produzido cientificamente a respeito do objeto escolhido para a pesquisa.
Portanto, um dos principais instrumentos para se chegar a esse conhecimento é a leitura.
Ela deve ser feita a partir de um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, localizando fontes de informações dos mais variados tipos.
A pesquisa bibliográfica abrange toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema do estudo: desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, monografias e teses até o conteúdo de meios de comunicação, como o rádio e gravações audiovisuais.
A finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado
sobre