Questionário de Macroeconomia e Contabilidade Social
1 O que é o Sistema de Contas Nacionais e a Contabilidade Social?
É o Sistema que reúne os valores dos agregados nacionais, criando definições e metodologia para que estes agregados sejam quantificados e organizados; O instrumento utilizado para “criar” esse sistema é a Contabilidade Social, que é o registro contábil da atividade produtiva de um país ao longo de um período de tempo, ou seja, através de seu método de mensuração, calcula os valores dos agregados nacionais.
2 Defina Valor Bruto da Produção, destacando os conceitos de bens finais e bens intermediários.
O Valor Bruto da Produção é tudo aquilo que foi produzido na economia, contando insumos e bens finais. Os bens finais são aqueles que são produzidos para os consumidores finais. Os bens intermediários são aqueles que são utilizados por outras empresas para a sua própria produção, bens que não se destinam ao consumo final também chamados de insumos.
3 O que é Valor Adicionado e como é usado para calcular o produto final?
É o valor que se adiciona ao produto em cada estágio de produção, ou seja, é a renda adicionada por cada setor produtivo. Usa-se as seguinte forma: somando o valor adicionado em cada estágio da produção, chegaremos ao produto final da economia.
4 Explique as Receitas e Despesas do Governo, exemplificando-as.
As receitas
Impostos indiretos: que incidem sobre transações e podem ser transferidos a outrem (IPI, ICMS);
Impostos diretos: pago diretamente ao governo, sem intermediação (IPTU, IPVA, IR); Contribuições à Previdência Social;
Outras receitas: taxas, multas, pedágios, aluguéis. As despesas
Despesas com ministérios e autarquias: cujas receitas provêm de dotações orçamentárias. Como os serviços do governo (justiça, educação, planejamento) não têm preço de venda no mercado, o produto gerado pelo governo é medido por suas despesas correntes (salários, compra de materiais para manutenção da máquina