economia
1- Distinguir entre o enfoque macroeconômico e o microeconômico.
A macroeconomia estuda a economia como um todo, como por exemplo, o conceito de funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. O estudo da macroeconomia atinge também o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional entre outros fatores.
A microeconomia analisa e estuda a economia por setores, de uma forma mais isolada,
Como o comportamento de uma empresa, indivíduos. Ela estuda o monopólio, oligopólio, concorrência perfeita dentre outros fatores.
2- O que se entende por contabilidade nacional?
É um instrumento que representa, sintetiza e quantifica os transações realizadas de uma economia. Apesar de possuir muitas características semelhantes com a contabilidade de empresas, a contabilidade é baseada em agregados econômicos, além disso, no Brasil a contabilidade nacional possui outro nome, chamada de contabilidade social.
3. Analisar a dupla dimensão do produto nacional utilizando o fluxo circular da renda. 4. Qual é o problema da dupla contagem e como evitá-la?
Ela acontece em relação ao PIB de um país, quando produtos gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes alterando o valor real do PIB.
5. Distinguir os conceitos de produtos intermediários e produtos finais.
Produtos intermediários são bens manufaturados ou matérias primas processadas que são empregados para a produção de outros bens ou produtos finais.
Produto final é aquele que já possibilitou ganhos a toda a estrutura de produção que o elaborou. Ou seja, todas as pessoas que poderiam participar de sua elaboração já fizeram sua parte.
6. Analisar o papel dos preços como variáveis-ponte entre as grandezas reais e nominais. 7. Quais são os componentes do produto nacional, segundo o enfoque do gasto?
8. Distinguir os conceitos de investimento bruto e investimento líquido.
O investimento bruto corresponde