Questionário de filosofia geral
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Departamento de Direito
CURSO: Direito
ALUNO: Ramiro Ferreira de Freitas
PROFESSOR: Dr. Ambrósio
DATA: 27/06/2012
Questionário de Filosofia Geral 1) Utilizando as idéias de Aristóteles, fale sobre: a) Justiça universal.
Medida de virtudes que deriva das paixões. Possui uma parte natural e uma legal [quando instintivamente política] conciliando o desejo nato da satisfação com convenções legíveis artificiais. “Aquela disposição de caráter que torna as pessoas propensas a fazer o que é justo, que as faz agir justamente e desejar o que é justo. [...]” Bem, pode-se afirmar na generalidade da justiça um atributo condizente com a pretensão humana de obter prudência operante em sentido equilibrado. b) Justiça particular – decorrência.
A unidade. Consiste em assegurar o que é particularmente correto. Não corresponde à boa coisa coletiva, antes, significa plenitude privada – ‘dar a cada um o seu quinhão’, evitar desigualdade. Os pertences de alguém serão, teoricamente, equivalentes aos de outrem quando ambos apresentam condições simétricas. Sua origem remonta relações sócio-político-educativas. c) Equidade.
“É uma correção da lei quando esta é deficiente em razão da sua universalidade.” Trata, assim, da eliminação de alguma lacuna significativamente grave. A idéia de igualdade certamente contém seus inconvenientes e não pode ser interpretada literalmente (se agíssemos como negligentes haveria justificativa para uma autoridade ferir sem ser ferida, por exemplo). Também nos regimes democráticos cada cidadão diferente adquire, em tese, direitos padronizados. d) Ética.
A palavra originária do grego ethikós tem conotação comportamental referente ao modo de agir humano. Chamada por alguns autores de ‘Filosofia Moral’ a apreciação de problemáticas relevantes tem se mostrado impulsionada contemporaneamente proporcionando entendimentos variados acerca das realidades