Questionário de embriologia
Fertilização e 1ª semana do desenvolvimento intrauterino
01- O processo de fertilização ocorre em três fases: A primeira é a passagem do espermatozoide pela corona radiata, formada por células foliculares. Nela irá ocorrer a liberação de hialuronidase, enzima liberada do acrossoma. Na segunda fase, o espermatozoide atravessa a zona pelúcida seguindo o caminho de outras enzimas liberadas pelo acrossoma. Já a terceira fase consiste no contato da cabeça do espermatozoide com a superfície do ovócito, ocorrendo a fusão das membranas plasmáticas das duas células, as membranas eclodem na área em que houve a fusão criando uma espécie de ‘’rachadura’’ que permite a passagem do espermatozoide pelo ovócito.
Todo esse processo leva a ocorrência de algumas reações nas células que são: a modificação da membrana plasmática do ovócito e zona pelúcida para impedir a entrada de outro espermatozoides, liberação do segundo corpo polar devido ao processo de segunda divisão meiótica ter se completado e a junção dos pronúcleos femininos e masculinos, formando o zigoto.
02- A infertilidade é considerada quando um casal não consegue procriar após pelo menos 1 ano mantendo relações sexuais regulares sem o uso de qualquer tipo de método contraceptivo. As causas primárias de infertilidade nas mulheres podem ser: problemas na ovulação (fator ovulatório), alterações tubárias (fator tubário), alterações no útero (fator uterino) e endometriose. Já no homem, são problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides, afetando sua motilidade.
03- O corpo lúteo é uma estrutura endócrina temporária em mamíferos, envolvida na produção de progesteronas. Ele libera estrógeno e progesterona, dois hormônios necessários para a manutenção da gravidez. Se esta acontece, o corpo lúteo funciona por cinco ou seis meses, se não acontece, ele para de funcionar. O corpo lúteo aparece após a ovulação, permanecendo nos ovários durante 14 dias até degenerar. É