Questionário de cinesioterapia
Questionário de nivelamento 1. Descreva as características morfológicas de uma fibra muscular estriada esquelética.
São células finas e multinucleadas (com núcleos encontrados na periferia), cilíndricas e alongadas que compõem o músculo esquelético.
2. Diferencie morfofisiologicamente fibra muscular intrafusal de extrafusal:
Fibras intrafusais são fibras musculares localizadas no interior do fuso muscular. São inervadas pelos neurônios motores gama que auxiliam no controle do tônus muscular. Já as fibras extrafusais se encontram fora do fuso muscular e são inervadas por neurônios motores alfa, responsáveis pela excitação de uma unidade motora.
3. Sobre os tecidos conjuntivos, responda: A. Quais os seus componentes básicos?
Substancia fundamental amorfa, fibras que formam o arcabouço estrutural e elástico de vários tecidos (fibras: colágenas, reticulares e elásticas), e plasma intersticial. B. Quais as suas funções?
Sustentação, preenchimento, armazenamento (gordura, água, sódio e outros eletrólitos), transporte (nutrientes dos capilares para os diversos tecidos do corpo e metabolitos no sentido inverso), defesa (devido as células fagocitárias e produtoras de anticorpos, viscosidade da substancia fundamental amorfa), e reparação (áreas de tecido conjuntivo destruídas são preenchidas novamente pela proliferação do conjuntivo adjacente). C. Quais os tipos?
Tecido conjuntivo propriamente dito: Frouxo/Areolar e Denso/Foriboso
O tecido conjuntivo frouxo também conhecido como Laxo ou areolar é a parte do tecido conjuntivo que tem distribuição mais ampla pelo corpo, estando presente em praticamente todos os órgãos. É composta por células (fibroblastos, macrófagos, plasmócitos, adipócitos e osteoblastos), fibras (colágenas, elástica e reticular) e pela substância intercelular.
O tecido conjuntivo denso é a parte do tecido conjuntivo caracterizado pela abundância de fibras colágenas, o que lhe dá grande resistência. A