Trabalho sobre o filme "a onda"
Dissertação: autocracia com a preservação da democracia
O que nos compete como juristas sobre os perigos que a democracia corre mesmo
Vinculando o contexto critico do surgimento da autocracia como retratado no filme como também a preservação da democracia.
Função o que nos compete como juristas e como cidadãos a necessidade de preservação da democracia sempre.
Funcionalidade dos juristas e cidadãos para preservação da democracia. E a conscientização dos perigos que a democracia corre mesmo no contexto contemporâneo quando acreditamos que ela já está devidamente desenvolvida e garantida.consolidada
Ai mora o perigo
Juntos somos mais fortes
O homem por natureza
Hoje temos a falsa impressão de que a democracia está completamente consolidada nas sociedades. Mas se analisarmos a situação política de diferentes países, veremos que isto não é verdade.
Depende de um amadurecimento da sociedade destes diferentes países.
No filme uma moça fala dos uniformes, que elimina as diferenças sociais. Isto é fato, porém ela pensa na situação dela que ao ter que comprar a camisa branca, pensou muito, olhou muito o preço. Enquanto outro colega compra uma a mais para emprestar a um colega. O que quero dizer que as na realidade pensamos em nós, talvez até de uma forma egoísta mesmo. Então um ditador, ou alguém que quer ter o poder. Trabalha de forma a atender aos anseios da sociedade de uma forma com que cada um sinta-se valorizado, e fazendo parte de um todo. Também conta com a passividade das pessoas, da sociedade, onde estas não tomam uma atitude, ou não se posicionam na medida em que não se sintam ameaçados de alguma forma.
Contando com este comportamento, muitos assumem o poder pelos meios legais e aos poucos vão montando uma máquina ditatorial. Exemplo disto hoje é o Governo da Venezuela. Onde Chaves concentrou o poder, aparelhando o Estado com seus aliados. Ele persegue a imprensa, os opositores. Na prática é uma ditadura,