questionario
Pelo fato da surdocegueira não ser tão divulgada e haver pouquíssimos estudos e literatura sobre a metodologia de ensino do aluno surdocego, é que me instigou e me impulsionou a coletar estes dados. E também pelo interesse e curiosidade de ampliar meu conhecimento nesta área a partir do momento em que assisti ao filme “O Milagre de Anne Sullivan” numa disciplina do curso de Pedagogia.
A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa qualitativa-teórico-exploratória, bem como a entrevista com profissional da área da surdocegueira e observação in loco da prática pedagógica utilizada por este profissional, além da bibliografia existente.
Primeiramente apresento uma definição do que é a surdocegueira e suas diversas formas de classificação, bem como suas características e prováveis causas. A seguir, destaco as diversas formas que propiciam o desenvolvimento de habilidade nas tarefas da vida diária e a melhor forma de comunicação com esses alunos. E, durante o desenvolvimento deste tema, saliento de forma clara e objetiva as atividades que são realizadas com estas crianças com necessidades educativas especiais, a surdocegueira e a múltipla deficiência sensorial, a fim de fazer, primeiramente, sua integração no núcleo familiar, envolvendo amplamente todas as questões relevantes para que cheguemos a esse objetivo, visando, mais tardiamente, sua socialização como cidadão participativo e ativo de forma efetiva na sociedade em que vive. Outro ponto que também é de grande importância, é o apoio, tanto técnico quanto emocional, que deve ser dispensados aos pais e familiares deste indivíduo especial. Com a aquisição deste conhecimento, tenho a possibilidade de dividi-lo e compartilhá-lo com quem também tenham interesse neste assunto. Esse é um dos motivos que me levaram a escolher este tema. E também pela gratificação, que não tem preço, quando o objetivo educacional com esses alunos é alcançado. A felicidade é tanta, que todo