QUESTIONARIO TÉCNICA OPERATÓRIA
RESINA COMPOSTA – CLASSE V
1. O que são cavidades de Classe V? Quais as características da lesão?
As cavidades de classe V são aquelas restritas às faces vestibular e lingual de todos os dentes, localizadas em superfícies lisas ou não de cicatrículas e fissuras.
As lesões podem ser cariosas ou não, algumas se estendem além das margens em esmalte, outras são restritas e apresentam término integralmente em esmalte dentário.
2. As lesões podem ser não cariosas. Quais fatores podem desencadear estas lesões?
Abfração: inadequado contato oclusal produzido pelo dente antagonista, associado à cavitação em região cérvico-vestibular de tosos os dentes.
Erosão: desgaste das superfícies dentárias ou de restaurações devido à ação de ácidos de origem não bacteriana. Natureza química.
Atrição: desgaste de determinados locais dos dentes ou restaurações que sofrem contato oclusal direto com os elementos antagonistas, achatamentos das pontas das cúspides e bordas incisais.
Abrasão: desgaste dental de restaurações resultante de processos mecânicos anormais em áreas que não estão em contato oclusais.
3. Como ocorre o processo de lesão cariosa? Qual a finalidade da restauração? Quais os benefícios do uso do flúor?
Determinam uma situação de risco à cárie do paciente. Pode ser indicado tratamento de modificação da flora bacteriana oral ou com remoção parcial e com o selamento provisório das cavidades com CIV. A liberação de flúor favorece o processo de remineralização, inativando a lesão e permitindo o equilíbrio mineral. As lesões cariosas de mancha branca são passíveis de remineralização, quando opacas são ativas e quando brilhosas já estão estabilizadas.
4. Quais materiais são necessários para restaurações de classe V?
Toalha plástica para bancada;
Pinça clínica;
Sonda exploradora nº 5;
Espelho clínico plano;
Contra ângulo convencional;
Escova para limpeza das brocas;
Perfurador de borracha;
Arco de Young;
Lençol de borracha;
Pinça