Para Entender A Terra Cap 5
As massas desse tipo de rocha extrusiva desenvolvem juntas colunares ao resfriarem-se.
[Jerry L. Ferrara/Photo
Researchers]
"Um mês de laboratório pode muitas vezes poupar
.uma hora de trabalho na biblioteca."
F. H.
Em que as rochas ígneas se distinguem umas das outras? 118
WESTHElMER
Há
Estrabão viajou para a Sicília para ver as erupmaisvulcânicas de 2 mil anos, o cientista e geógrafo grego ções do Monte
Etna.
Ele observou
Como se formam os magmas? 123 que a lava líquida quente que se derramava do vulcão para a super:~'cie terrestre resfriava-se e endurecia, formanOnde se formam os magmas? 125 do, em poucas horas, rochas sólidas. Dois milênios deA diferenciação magmática 125 pois, os geólogos do século XVIII começaram a entender que alguns corpos tabulares2 que seccionavam outras forAs formas das intrusões magmáticas mações rochosas também haviam sido formados a partir
128
do resfriamento e solidificação de magmas. Nesse caso, o magma resfriou-se lentamente, por ter permanecido nas
A atividade ígnea e a tectônica de placas profundezas da crosta terrestre. Hoje, sabe-se que as ro132 chas fundem-se nas partes profundas da crosta e do manto terrestre e ascendem até a superfície. Alguns desses magmas solidificam-se antes mesmo de alcançar a superfície, enquanto outros abrem caminho até ela, onde, então, extravasam e se solidificam.
Ambos os processos produzem rochas ígneas.
Como vimos no Capítulo 4, grande porção da crosta terrestre é composta de rochas ígneas, parte das quais foi metamorfizada. Portanto, o entendimento dos processos pelos quais as rochas se fundem e recristalizam é crucial para compreender a formação da crosta da Terra. Neste capítulo, estudaremos a ampla variedade existente de rochas ígneas intrusivas e extrusivas, bem como os processos que as formam.
Também aprendemos, no Capítulo 4, que uma grande variedade de rochas ígneas é gerada pela tectônica de