Estado Isl mico
O Estado Islâmico surgiu a partir da crise no Iraque e na Síria. Este grupo terrorista adquiriu territórios estratégicos com os quais consegue se auto subsidiar, pois são zonas petrolíferas, áreas bancárias, isto é, promoveram o próprio financiamento. O Estado Islâmico é considerado a grande ameaça, justamente por estar perto a tornar-se, de fato, um Estado.
As grandes potências ocidentais, como os Estados Unidos, a União Europeia e alguns países asiáticos buscam mecanismos para conter o avanço do extremismo islâmico, o que nos remonta ao século XVIII em que surgiu o Iluminismo, cujo movimento teve como premissa a liberdade do pensamento, procurando combater a dominação religiosa e o estado absolutista. Esta, também é a premissa pela qual as potências buscam atacar sistematicamente os jihadistas.
Um atual exemplo que escandalizou o mundo, e é a prova do rompimento da premissa de liberdade do pensamento, foi o ataque ao jornal satírico ‘Charlie Hebdo’ em Janeiro deste ano em Paris na França (Paris que também foi o berço do Iluminismo, corrente que já foi mencionada), quando o jornal satirizou a fé religiosa islâmica e assim, foi alvo de ataques terroristas da intolerância religiosa, da arbitrariedade, do absolutismo e por fim, da xenofobia de um grupo ameaçador, vil e cruel que é o Estado Islâmico.