Questionario de economia
1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Para os mercantilistas, a riqueza consistia em metais preciosos. Já os fisiocratas, consideravam a terra como única fonte de riqueza.
2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
É a teoria que analisa porque as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados. Seu autor foi David Ricardo.
4. Qual a principal diferença entre e lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva? A lei de Say diz que "a oferta cria sua própria demanda", ou seja, quanto maior for a produção, maior será a renda dos trabalhadores e empresários, que, consequentemente, vão gastar mais com bens e serviços. A teoria de Keynes defende a necessidade da intervenção do estado na economia por meios de uma política de gastos públicos e diz também que um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinada pela demanda agregada ou efetiva.
5. Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós- keynesianos, marxistas e institucionalistas.
Monetaristas: defendiam o controle da moeda e baixo Grau de intervenção do Estado.
Fiscalistas: Indicavam o uso de políticas fiscais ativas e nítido grau de intervenção do Estado.
Pós-Keynesianos: destacavam o papel da especulação financeira e defendem um papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.
Marxistas: Supõem que a apropriação do excedente produtivo (mais valia) pode explicar o processo de acumulação e a evolução das relações entre classes sociais. Institucionalistas: conjecturam que as decisões econômicas das pessoas refletem muito mais as influencias das instituições dominantes