Questionario de economia
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
QUESTÕES CAPÍTULO 2
1) EM QUE CONSISTIA A RIQUEZA PARA OS MERCANTILISTAS E PARA OS FISIOCRATAS ?
R: Para os mercantilistas o quanto mais riqueza teria-se mais poder e para os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidadedos homens.
2) QUEM FOI O MAIS DESTACADO DOS ECONOMISTAS CLÁSSICOS ? QUAIS SUAS PRINCIPAIS IDÉIAS ?
R: Adam Smith considerado o precursor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado. Suas principais ideias eram as leis do mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendações políticas, também acreditava se deixasse atuar a livre concorrência, uma “ mão invisível” levaria a sociedade à perfeição.
Baseavam- se na livre iniciativa, no laissez-faire. Considerava-se que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano ( a chamada teoria do valor-trabalho). A produtividade decorre da divisão de trabalho, e essa, por sua vez, decorre da tendência inata da troca, que, finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados.
O papel do Estado na economia deveria corresponder apenas à proteção da sociedade contra eventuais ataques e à criação e à manutenção de obras e instituições necessárias, mas não à intervenção nas leis de mercado e, consequentemente, na prática econômica.
3) O QUE DIZ A TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS ? QUEM FOI SEU AUTOR ?
R: Seu autor foi David Ricardo é outro expoente do período clássico. Ricardo discute a renda auferida pelos proprietários de terras mais férteis. Em virtude de a terra ser limitada, quando a terra de menor qualidade é utilizada no cultivo, surge imediatamente a renda sobre aquela de primeira qualidade, ou seja, a renda da terra é determinada pela produtividade das