questionario de analise de quimica aplicada
2. Em termos gerais, o que significa smog fotoquímico?
Smog fotoquímico é uma mistura de hidrocarbonetos, óxidos e outros compostos que formão uma espécie de fumaça e neblina. Os reagentes mais importantes na ocorrência de smog fotoquímico são oxido nítrico NO-, e os hidrocarbonetos que são poluentes emitidos no ar, provenientes da queima incompleta dos motores de combustão interna e de outras fontes. A luz solar e necessária porque aumenta as concentrações dos radicais livres que participam do processo químico da formação do smog.
3. O que significa um “poluente primário” e um “poluente secundário”? Dê exemplos.
Poluentes primários é a combinação do reagente que são emitidos no ar. Substancias com o NO-, hidrocarbonetos, e outros COVs.
Poluentes secundários é o produto formado pela a reação entre os poluentes primários. São substancias como O3 e a HNO3.
4. Qual é a reação química pela qual a maioria do NO- atmosférico é inicialmente produzida?
N2 + O2 2NO- (oxido nítrico) As principais fontes do NO- é o oxigênio atômico que ataca as moléculas de N2, o outro, são os radicais livres, como o CH, derivados da decomposição de combustíveis.
5. Descreva as estratégias usadas na tentativa de redução dos níveis de ozônio urbano. Quais dificuldades foram encontradas nesses esforços?
As estratégias usadas para redução do ozônio partem inicialmente da avaliação e monitoramento desse composto, como também a limitação do trafego de veículos durante os episódios de smog. A dificuldade encontrada é que não há um acordo que estabeleça uma padronização entre os estados afetados com a OMS. Outra dificuldade é que em virtude de poluentes primários e secundários serem transportados a longas distâncias pelas correntes de ar, muitas áreas que produzem apenas emissões esporádicas encontram-se sujeitas a casos regulares de alto nível de ozônio toposférico e a outros oxidantes do smog.
7. O que é chuva ácida?