Elaboração de material didático-experimental para contextualização do ensino de química: uma associação dos conteúdos teóricos à prática experimental.
TÍTULO:Elaboração de material didático-experimental para contextualização do ensino de Química: Uma associação dos conteúdos teóricos à prática experimental.
Autores: CAVALCANTE, S.K.M; (IFAL); FREITAS, M. L. (UFAL); FREITAS, A.J.D. (IFAL), SILVA,W.L (UFAL); FREITAS, J.D (IFAL).
RESUMO: A Química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações, mas na maioria das vezes, é vista como uma disciplina de difícil assimilação e distante da realidade. A grande maioria dos alunos não apresenta interesse em conhecê-la melhor e isso está relacionado diretamente com a forma com que os conteúdos são abordados. A maioria dos docentes utiliza metodologias tradicionais, ou seja, aulas teóricas sem uma interligação com aulas práticas e/ou com a realidade vivida pelos educandos. O presente trabalho avaliou através de um questionário os conteúdos com maior grau de dificuldade de aprendizagem. Depois de colhidas as informações, aulas práticas foram elaboradas e estão sendo aplicadas em turmas do primeiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares do estado de Alagoas.
Palavras-chave: Material didático, ensino de Química, teoria/prática.
INTRODUÇÃO: A Química representa uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas (BUENO et. al., 2010). Porém é notória a existência de uma grande dificuldade na assimilação dos conceitos químicos, pois consideram os conteúdos complexos ou pouco inteligíveis (WANDERLEY et. al., 2010). Por isso, é preciso que os professores dêem continuidade à sua formação para gerar mudanças, inovações e adquirir mais habilidades para estimular e incentivar seus alunos ao estudo da Química (SCHNETZLER, 2002). Sabe-se que o Estado de Alagoas, possui um dos mais baixos índices educacionais do país (BUENO, 2010), o que vem a corroborar para o desestímulo de professores e alunos. São poucas as escolas que possuem laboratórios e disponibilizam os meios necessários para a prática química.