SEPARAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO I: Ag+ e Pb2+
FACET- FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
QUÍMICA LICENCIATURA E BACHARELADO TECNOLÓGICO
QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA EXPERIMENTAL
SEPARAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO I: Ag+ e Pb2+
Priscila Fleitas Moraes
Rafael Feitosa
Prof. Dr. Jorge Luiz Raposo Júnior
DOURADOS- MS NOVEMBRO/2013
1.0 – RESUMO
Foram realizados experimentos de separação e identificação de cátions do grupo analítico I. Foi utilizado chumbo (Pb2+) e prata (Ag+) verificando sua precipitação e solubilização.
2.0 – INTRODUÇÃO
A análise química é o conjunto de operações que tem por finalidade determinar a composição qualitativa ou quantitativa de uma mistura ou de uma substância.
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tornando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes.
Os reagentes usados para a classificação dos cátions mais comuns são o ácido clorídrico, o ácido sulfúrico (sulfeto de hidrogênio), o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia- se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não dos precipitados. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.
Um grande número de reações utilizadas em análise qualitativa inorgânica envolve a formação de precipitados. Um precipitado é uma substância que se separa de uma solução, formando uma fase sólida. Forma-se um precipitado, quando a solução se torna supersaturada com uma substância em particular. A solubilidade de um precipitado é, por definição, igual à concentração molar da solução saturada. A solubilidade depende de várias circunstâncias, tais como: temperatura, pressão, concentração de outros materiais na solução e da composição do solvente.
As reações químicas empregadas na