questionario 3 2
ENGENHARIA QUÍMICA
Prática n°03 (27/02/2015)
EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO COM SOLVENTE ORGÂNICO
Disciplina: Laboratório de Química Orgânica Experimental I
Professora: Maria Alice Moreno Marques
VILA VELHA
15 DEFEVEREIRO – 2015
1) No que consiste o procedimento de extração líquido-líquido? Explique, se possível utilizando exemplos.
A extração líquido-líquido é realizada em um funil de separação. O procedimento permite o isolamento de uma substância, dissolvida em um solvente apropriado, através da agitação da solução com um segundo solvente, imiscível com o primeiro (é importante que o produto desejado seja mais solúvel no segundo solvente e que esse solvente seja mais volátil ou seja tenha menor ponto de ebulição do que o produto desejado). Após a agitação, o sistema é mantido em repouso até que ocorra separação completa das fases. Por fim retirasse o produto desejado.
2) Na prática em questão utilizaram-se dois compostos (Iodeto de potássio – KI, e Iodo -I2) para a preparação da solução aquosa a ser submetida a processo de extração. Qual a tendência ou fase preferencial (Água ou hexano), de cada um desses compostos no processo de extração? Justifique discutindo o tipo de interação e ligação desses compostos.
O Iodo é preferencialmente extraído da solução pelo n – hexano ( fase orgânica) devido as forças de dispersão de London em que moléculas apolares tendem a ser miscíveis entre si, enquanto o Iodeto de potássio misturou – se na água (fase inorgânica), onde ocorre as forças de dipolo – permanente .
3) Calcule o rendimento de Iodeto de potássio recuperado na fase aquosa após o processo de extração. Esse resultado obtido era esperado? Por quê?
M(KI)= B – A
Onde: Massa do Béquer vazio (A) = 0,803g
Massa do Béquer vazio + massa do Béquer com KI (B) = 48,463g
M(KI) = 47,660 g
166 g 100% x= 28,7% de rendimento.
47,66g x
Esse resultado