questionario 2
Os estudos clássicos de Gilberto Freyre e de Sérgio Buarque de Holanda contribuíram para construir um olhar antropológico sobre a formação da sociedade brasileira. Esses estudos caracterizavam-se por Compreender as características presentes na sociedade brasileira, considerando seu passado.
Resposta correta – (compreender as características presentes na sociedade brasileira, considerando seu passado). Esses autores dedicaram-se a entender as desigualdades presentes na sociedade brasileira investigando seu processo colonizador.
• Pergunta 2
Gilberto Freyre dedicou-se à interpretação do Nordeste açucareiro em obras como “Casa-grande e Senzala” e “Sobrados e mucambos”.
Resposta correta – “c” (“Casa-grande e Senzala” e “Sobrados e Mucambos”) Freyre dedicou-se à interpretação do nordeste açucareiro em obras como “Casa-grande e senzala e Sobrados e mucambos”. Para saber mais a respeito de tais obras, solicita-se a leitura na íntegra dos mesmos, como também o acesso aos seguintes artigos: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69091998000100008&script=sci_arttext&tlng=pte http://seer.fclar.unesp.br/index.php/perspectivas/article/view/13
• Pergunta 3
O culturalismo norte-americano, também chamado de difusionismo, é a linha de Franz Boas. Nesta forma de pesquisa, o antropólogo Precisa buscar a particularidade de cada sociedade.
Resposta correta – “e” (precisa buscar a particularidade de cada sociedade). Nesta forma de pesquisa, o antropólogo precisa buscar a particularidade de cada sociedade, precisa reconstruir a história dos povos para entender a sua cultura, entendendo que cada cultura é única.
• Pergunta 4
Ao escrever “Casa-grande e senzala”, Gilberto Freyre deu início às análises da cultura brasileira de uma maneira bastante original. É considerada uma das grandes inovações dessa obra A análise otimista sobre a miscigenação racial e as particularidades das relações sociais no Brasil.
Resposta correta – “c” (a análise otimista sobre a