Questionamentos de uma prática
1. Como explicar a formação de agrupamentos dos cocos em tétrades, em cacho de uvas e em cadeias ?
São células esféricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constituí uma cadeia de cocos estes são exemplo: Haffykia tetragena (um tétrade são 4 cocos formando um quadrado), e os cachos de uva são os Estafilococos onde possuem 3 planos de divisão, exemplo: Staphylococcus aureus.
2. O que explica agrupamento em paliçada ?
Localiza-se nos bastonetes que são células cilíndricas, que apresentam variação e tamanho entre gênero e espécie, onde a paliçada são os bastonetes alinhados lado a lado como se fosse palitos de fósforos, como por exemplo, bacilo da difteria. 3. Quais as três formas fundamentais das bactérias e qual a estrutura responsável por essa característica? Especifique a camada e esquematize sua composição química.
1- Bactérias esféricas são chamadas de cocos, que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos estes são denominados estreptococos. E são Gram-positivos.
2- Bactérias cilíndricas são os bacilos, em geral se apresentam como células isoladas porém, ocasionalmente, pode-se observar bacilos aos pares (diplobacilos) ou em cadeias (streptobacilos). E são Gram-negativos.
3- Bactérias de formato espiralado são as espiroquetas, e geralmente se apresentam como células isoladas. E são Gram-negativos
4. Pesquise gêneros bacterianos que se apresentem sob as formas mencionadas acima.
Cocos: Diplococos (pares de células) ex. Neisseria gonorrhoeae Octeto (grupo de oito cocos) ex. Sarcina ventriculi
Bacilos: Globias (bacilo da lepra) ex. Mycobacterium leprae Paliçada ex. Corynebacterium