Laudo de Inspeção predial - metodologia
Para emitir o laudo de inspeção, é preciso preparo e conhecimento. O documento não garante que um acidente não possa ocorrer, mas oferece segurança para resguardar a edificação e vidas que ali habitam.
O laudo de inspeção predial não é apenas um check-list com fotografias, é um documento com- pleto, que permite uma visão sistêmica detalhada das condições físicas da edificação contendo todas as etapas descritas para a realização do trabalho.
O laudo de inspeção predial apresenta priorida- des de serviços e obras, dando ao síndico subsídios para a tomada de decisão, a fim de garantir uma ma- nutenção mais eficiente e menos onerosa.
TóPICOS – ESTRUTURA DO LAUDO
Os tópicos mínimos para a elaboração de laudo de engenharia, o Laudo de Inspeção Predial – LIP –, são os seguintes:
PRELIMINARES
Identificação do solicitante.
Descrição do objeto da vistoria com informações que relatem a tipologia construtiva, os sistemas construtivos, as dependências e suas instalações, dentre outros dados relevantes à caracterização da edificação, com base, inclusive, na documentação apresentada para o inspetor.
Localização, endereço do imóvel.
Data e hora da vistoria.
DESENvOLvIMENTO E METODOLOGIA
Descrição técnica do objeto (tipologia e padrão construtivo; utilização e ocupação; idade da edificação). Nível de inspeção utilizado.
Critério e metodologia adotados.
Lista de verificação dos sistemas construtivos e equipamentos vistoriados com a descrição e localização das respectivas anomalias e falhas.
Classificação e análise das anomalias e falhas quanto ao grau de risco.
Observações sobre a documentação analisada.
CONCLUSõES
Análise das não conformidades observadas e recomendações gerais quanto à criticidade e outros aspectos.
Indicação das orientações técnicas e/ou lista das medidas preventivas e corretivas necessárias à correção de falhas e anomalias.