Question Rio De Fisiologia I
Responsável : Anderson Iuras, Prof. Dr.
1. O que você entende por difusão e osmose ?
Difusão significa o movimento molecular aleatório de substâncias, molécula a molécula, através dos espaçõs intramoleculares da membrana ou em combinação com proteína transportadora. A energia causadora da difusão é a energia da movimentação cinética normal da matéria.
Sob certas circunstâncias pode-se desenvolver diferença da concentração da água através de uma membrana. Quando isso ocorre, passa a existir movimento efetivo de água através da membrana celular, fazendo com que a célula inche ou encolha, dependendo da direção do movimento da água. Esse processo efetivo de movimento da água causado por sua diferença de concentração é designado como Osmose. 2. Explique e dê exemplos dos principais tipos de transporte que ocorrem nas membranas plasmáticas. Dê exemplos de fármacos que interferem com alguns desses transportes. Por que na solução de soro caseiro, colocamos sal ? Explique correlacionando com os tipos de transporte que ocorrem através do epitélio intestinal para que ocorre absorção de glicose.
A passagem de substâncias através das membranas celulares envolve vários tipos de transporte, entre os quais podemos citar: transporte passivo (difusão simples, difusão facilitada e osmose), transporte ativo (bomba de sódio e potássio), endocitose e fagocitose. A difusão simples significa que o movimento cinético das moléculas ou dos íons ocorre através dos espaços intermoleculares, sem que ocorra qualquer interação com as proteínas transportadoras da membrana. A intensidade da difusão é determinada pela quantidade de substância disponível, pela velocidade do movimento cinético e pelo número das aberturas na membrana, através dos quais as moléculas e os íons podem se mover. Substâncias lipossolúveis, moléculas de água e também moléculas insolúveis em lipídios (desde que sejam hidrossolúveis e suficientemente pequenas), são exemplos de substâncias