Biofisica
I) O sistema muscular é composto por fibras musculares, capazes de reduzir sua dimensão longitudinal com diferentes velocidades e forças. Juntas, em paralelo, essas fibras longitudinais formam o mecanismo de “tração”, com o objetivo de realizar deslocamento.
II) O controle de força de um músculo não está relacionado com a frequência de potenciais de ação. Assim, mesmo com uma baixa frequência de disparo (que ocorre durante o repouso muscular) e estando relaxado, o músculo mantém um pequeno tônus muscular.
III) Quando aumentamos a frequência de potenciais de ação, o tônus e a força muscular também aumentam, até ocorrer o trabalho muscular. Assim, a relação é direta entre frequência de potencial de ação e força muscular.
De acordo com as afirmativas acima, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. apenas a afirmativa III está correta.
c. apenas a afirmativa I está correta.
d. odas as afirmativas são incorretas.
e. as afirmativas I e III estão corretas.
O comprimento de uma célula muscular, a velocidade com a qual ela se encurta e a força ou tensão dentro do músculo são parâmetros independentes que caracterizam o estado mecânico da célula. Assim:
I) As contrações isométricas (ou de mesmo comprimento) são aumentos de força gerados por um músculo que não pode mudar seu comprimento e tem velocidade de contração zero.
II) Já as contrações isotônicas (de mesma tensão) são encurtamentos do músculo contra uma carga constante, com velocidade constante, havendo uma relação entre a força produzida e a velocidade de contração.
Olhando para as figuras abaixo, enumere com I a contração isométrica e com II a contração isotônica:
FONTE: MOURÂO JÚNIOR, C. A.; ABRAMOV, D. M. Fisiologia Essencial. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p. 147.
Assinale a alternativa correta:
Escolher