Question Rio De Anatomia I 2015 Respondido
Campus Universitário do Araguaia
Bacharelado em Farmácia
Docente: Prof. Dr. Olegário Rosa de Toledo
Monitoras: Ana Raquel e Maisa
Semestre: 2015/1
Sistema Esquelético
1- Quais as funções do esqueleto?
Proteção para órgãos como coração, pulmões, SNC, etc.;
Sustentação e conformação do corpo;
Armazenamento e troca de íons cálcio, fosfato, fósforo, potássio, etc.;
Sistema de alavancas para permitir os movimentos;
Produção de células sangüíneas após o nascimento.
2- Defina as três divisões anatômicas do sistema esquelético.
ESQUELETO AXIAL: (Axis = eixo, L) Forma o eixo do corpo, sendo composto pela cabeça, pescoço e tronco. É o esqueleto que sustenta e protege as vísceras do tórax, do abdome, da pelve e do SNC. Evolutivamente falando, esse foi o nosso esqueleto original.
ESQUELETO APENDICULAR: (Pender de, L). Forma os membros que “pendem” do corpo. Em outras palavras são os “apêndices”.
ESQUELETO DAS CINTURAS: São componentes ósseos que fixam os esqueletos apendicular superior e inferior ao axial. São representados pelos ossos do ombro e pelos quadris.
3- Qual a origem do sistema esquelético?
O esqueleto é originário do mesoderma que se desenvolve da linha primitiva. Suas células multiplicam-se, sofrem certas transformações, emigram para regiões apropriadas e formam agregados ou lâminas conhecidas como esqueleto membranoso. Esse esqueleto forma um modelo que vai dar forma aos ossos definitivos.
As células desse esqueleto primordial, exceto em certas partes do crânio, logo elaboram uma substância intercelular (colágeno e elastina) que o transforma em cartilagem. Através de um processo de diferenciação, os condrócitos transformam-se em Osteoblastos que depositarão na cartilagem a matriz óssea (ou seja, começam a calcificar a substância intersticial, com a formação de espículas ósseas) e, posteriormente, se transformarão em osteócitos. Assim, nesse esqueleto cartilaginoso, aparecem centros de calcificação que progridem