Trabalho Andrea Preonatec
1741 palavras
7 páginas
ALESSANDRA SILVADARDANE LOPES
FERNANDA LOPES
GEIZE OHANA
JULIANO LUÍZ REIS
JÚLIO CESAR
GESTÃO DE TRANSPORTE – CHINA X BRASIL:
Importações e exportações CHINA X Brasil
ALESSANDRA SILVA
DARDANE LOPES
FERNANDA LOPES
GEIZE OHANA
JULIANO LUÍZ REIS
JULIO CESAR
GESTÃO DE TRANSPORTE – CHINA X BRASIL:
Importações e exportações CHINA X Brasil
Sumário
I. INTRODUÇÃO 3
II. CHINA X BRASIL 4
III. A IMPORTANCIA DA IMPORTAÇÃO PARA OS BRASILEIROS 6
IV. BENEFÍCIOS DA IMPORTAÇÃO 7
V. FRETE 7
VI. A BALANÇA COMERCIAL 7
VII. UMA AGENDA POSITIVA PARA AS RELAÇÕES COMERCIAIS E DE INVESTIMENTOS ENTRE BRASIL E CHINA 9
VIII. CONCLUSÃO 11
I. INTRODUÇÃO
Realizar uma importação é o ato de comprar um produto estrangeiro, você compra algo que não se encontra em seu país. E qual a importância de realizar uma importação? Produtos importados são muitas vezes mais barato que produtos Nacionais e se encontra produtos fora que geralmente você não encontra em seu País.
O comércio bilateral Brasil-China cresceu de forma significativa nos últimos anos. De 2000 a 2007, a corrente de comércio entre os dois países aumentou dez vezes, passando de US$ 2,31 bilhões para US$ 23,37 bilhões. Este desempenho fez a China saltar da 12ª posição em 2000 para colocar-se como o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, ranking que ocupa desde 2005, abaixo apenas de Estados Unidos e Argentina. Na exportação, a China é atualmente o terceiro comprador de produtos brasileiros e, na importação, o segundo fornecedor do país.
II. CHINA X BRASIL
A evolução do comércio Brasil-China foi impulsionada tanto pelo crescimento das exportações quanto das importações. Entre 2000 e 2003, a elevação das exportações ocorreu em ritmo mais acelerado do que nas importações, com expansão média anual de 61% e de 20,7% respectivamente, o que permitiu gerar saldos comerciais crescentes. Entre 2003 e 2007, observa-se, no entanto, queda na taxa média anual de expansão das