Quest1 SPB

572 palavras 3 páginas
Alunas: Allana Ana Júlia

1) Segundo Roberto DaMatta, explique o significado do chamado “jeitinho brasileiro” e de que forma este produz consequências na sociedade brasileira.

Através de uma perspectiva informal, o “jeitinho brasileiro” representa a chamada “malandragem”. O que significa o ato de burlar regras ou infringir a lei afim de se sair melhor que os outros, com objetivo de tirar vantagem destes.

Uma consequência desse “jeitinho brasileiro” é a descredibilidade das leis entre os próprios brasileiros, já que estas estariam regulamentadas para serem burladas, reguladas pelas relações sociais existente entre os indivíduos.

Outra consequência deste é que a confiança no próximo diminui cada vez mais entre os brasileios. Esta questão pode ser percebida através de uma pesquisa divulgada por Letícia Fernandes, utilizando dados do “O Globo” para constatar que 82% dos brasileiros acham que a maioria das pessoas pretendem tirar vantagem das outras.

2) R. DaMatta estabelece correlações entre o mito de “democracia racial” e a perspectiva do discurso de que “não existe” preconceito/racismo no Brasil. Explique como o autor estabelece este aspecto.

Em relação à integração do povo brasileiro, na qual é considerada que não existe preconceiro racial, a realidade é de que a sociedade brasileira é altamente fragmentada, demarcada e hierarquizada. Portanto, apesar de o Brasil ser formado por um processo de miscigenação, não significa que este país é livre de preconceito étnico.

Sendo assim, existe um racismo velado, também citado no texto de DaMatta como “racismo à brasileira”, que justifica o mito da “democracia racial”. O autor estabelece este aspecto apresentando uma perspectiva hierarquizante da sociedade brasileira, na qual o branco é relacionado ao português, ao aristrocata, ao dono; o negro pe relacionado ao escravo, ao objeto; e o índio como sendo o preguiçoso e indolente.

3) O autor (R.D.) enfatiza que a cidadania brasileira possui

Relacionados